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A escolha da modalidade

Em  toda pesquisa, ocorre sempre uma questão preliminar que precisa ser definida: a escolha da modalidade. Esta decisão depende de alguns fatores, como por exemplo: os objetivos do cliente, a temática em estudo, a informação desejada, o público a ser investigado, o planejamento de uma campanha, otimização e adequação de custos  etc.

A combinação de modalidades quantitativas  e qualitativas tem se mostrado altamente eficaz, maximizando as vantagens que cada uma oferece em separado, e corrigindo boa parte de suas limitações, o que propicia leituras mais esmeradas  e aprofundadas  da realidade dos targets em análise.

É do conhecimento mais popular, o uso de pesquisas quantitativas através do Survey de Opinião. Todavia, o uso do "survey" conjugado com técnicas qualitativas, tais como grupos de discussão, entrevistas em profundidade ou semi-estruturadas, dependendo das peculiaridades dos públicos a serem investigados, vem sendo cada vez mais utilizado. Muitas vezes, há somente a indicação das técnicas qualitativas.

A dedicação e o entendimento específico, de caso a caso na I.R.Pesquisas, permite  que indiquemos com exclusividade,  o melhor a ser feito no diagnóstico, no planejamento, nas correções, nas criações e nas estratégicas de nossos clientes.

A I.R.Pesquisas fará aqui, uma exposição breve de modalidades e técnicas mais utilizadas, para que você que está visitando nosso site, possa compreender este universo mágico da pesquisa que não é uma “bola de cristal”, nem uma “coisa louca de amostra onde poucos são entrevistados e mostra a verdade, mesmo que muitos desconfiem!”, ou “uma constatação do que você já desconfiava”. Pesquisa é sim, uma ciência, mas também, um cristal multifacetado que carece sempre de atualização, de depurações, de investimentos e de  muita curiosidade daqueles que escolheram esta profissão como carreira!

As modalidades

Existem duas modalidades básicas de pesquisa,  a quantitativa e a qualitativa.

Quantitativa – Survey

Consiste na aplicação de questionários padronizados e estruturados em amostras estatisticamente representativas dos universos em estudo. A definição da forma de aplicação leva em consideração alguns aspectos: natureza do tema em estudo, tamanho do questionário, perfil dos entrevistados, timing para o alcance dos resultados, qualidade e agilidade na apreensão dos dados e otimização de recursos.

Ele permite resultados mais objetivos, criação de índices, estimativas de médias, estimativas de proporções populacionais, projeções, testes estatísticos etc. 

As formas de aplicação mais usuais são:

Survey de opinião - realizado através de aplicação pessoal de questionários, que podem ser domiciliar ou outros pontos pré-definidos, onde poderá ser encontrado o público alvo.  Existem os surveys auto-aplicativos, os surveys via correspondência, os surveys TI, o view fact, etc.

Survey telefônico -  consiste na aplicação de entrevistas por telefone. Existe sempre um mailing já pré-estabelecido  referente ao  público em questão, do qual se extrai uma amostra e se realiza um sorteio de acordo com as variáveis que definem o perfil do universo em estudo.

E-survey - neste caso, os questionários são aplicados - enviados e devolvidos - via internet, respeitado igualmente um mailing  pré-definido e orientado de acordo com o objetivo da pesquisa.  Após a devolução, uma recontagem é feita e a amostra extraída do todo, para que sejam selecionados/sorteados,  proporcionalmente ao  universo em estudo.

Qualitativa

Indicada quando o objetivo é colher dados qualitativos aprofundados, não quantificáveis, os quais serão analisados de forma a traduzir conceitos, idéias, opiniões, comportamentos, expectativas etc. sobre o objeto em estudo. Esta modalidade, cada vez mais,  vem sendo aplicada tanto em estudos políticos como mercadológicos.

As técnicas mais empregadas nesta modalidade são os "grupos de discussão", as "entrevistas em profundidade" e as "entrevistas semi-estruturadas".

Grupos de Discussão: conhecido também como “Focus Group”,  GD´s ou DG´s (discussão em grupo). Constituem uma técnica que reúne em um ambiente adequado, preferencialmente, uma “Sala de Grupo” ou “Sala de Espelho”,  um número não superior a dez pessoas (de 8 a 10) previamente selecionadas de acordo com o perfil do público que se deseja atingir e estudar. Objetiva-se, através da interação destes participantes, mediada por especialistas (normalmente psicólogos ou sociólogos, cientistas sociais e políticos), o levantamento de motivações subjetivas,  atitudes assumidas mais profundas e percepções não redutíveis a tratamentos matemáticos exatos. Nos Grupos de Discussão, perde-se em  comparabilidade e representatividade estatística, mas ganha-se em profundidade e capacidade de compreensão.

Esta técnica  adequa-se  não somente à apreensão de conceitos e comportamentos  mais subjetivos que compõem a lógica do comportamento do público alvo – consumidor, eleitor, público potencial, corpo empresarial etc. como também a pré-testes de peças gráficas (marcas, mensagens, cores, embalagens, slogans, sabores, cheiros, outdoors, folhetos etc.) e eletrônicas (pré-campanhas publicitárias, lançamentos, pós-campanhas, programas eleitorais de televisão e rádio, vídeos institucionais, comerciais de produtos etc.). Os "grupos" são muito importantes na aferição do impacto das mensagens (grau de receptividade, aspectos que deverão ser reforçados ou evitados como argumentos de convencimento e persuasão etc.), antecipando ainda, possíveis interpretações, além de verificar problemas de forma, linguagem, argumentos e conteúdo das mensagens que se deseja veicular.

Entrevistas em Profundidade: muito adequadas quando o objetivo é obter informações mais articuladas e detalhadas de públicos segmentados - normalmente os chamados formadores de opinião que merecem um tratamento mais específico ou targets que são difíceis de ser reunidos em um local ou situação de grupo de discussão – CEOs, empresários, profissionais muito ocupados etc. sendo abordados individualmente. As entrevistas são realizadas através da aplicação de questionários com perguntas abertas ou um roteiro de entrevista, onde o entrevistado pode aprofundar suas idéias e opiniões  sobre o tema abordado.

Esta técnica se aplica quando se  faz  necessário abordar setores que não devem ser tratados quantitativamente, através de um "survey" e tão pouco poderiam ser agrupados em sessões de GDs. Alguns fatores explicam a aplicação desta modalidade:  a dispersão de determinados setores dentro da comunidade, a impossibilidade de se reunir de uma só vez, determinados grupamentos e a necessidade de se aprofundar em temas que somente estes segmentos estão habilitados a responder.

Entrevistas Semi-estruturadas: consistem na investigação que se dá através da aplicação de um questionário semi-estruturado, capaz de apreender informações de natureza qualitativa e gerar uma compreensão mais fina do problema em questão, por conter perguntas abertas que permitem profundidade na abordagem. Por conter perguntas abertas e fechadas, esta técnica mescla objetividade com subjetividade e é indicada em casos onde se pretende obter um resultado prático mensurável quantitativamente, através da objetividade das perguntas fechadas e com uma compreensão imediata através de explanações mais profundas.

As "Entrevistas Semi-estruturadas" são indicadas em casos onde há uma convergência de fatores que permitam sua aplicabilidade:  públicos específicos de difícil acesso ou com pouca disponibilidade de tempo para os grupos de discussão ou para entrevistas em profundidade; públicos que possam ser investigados sem a necessidade de uma investigação tão profunda quanto os grupos de discussão e que necessitem ao mesmo tempo, da apreensão de aspectos subjetivos e de objetividade (quantificação) em sua  mensuração, com agilidade na coleta e análise de informações e otimização de  custos.

Outras técnicas tais como etnografia, observações, degustações,  testes cegos, cliente oculto, diagnósticos situacionais com elaboração de dados demográficos, de gestões públicas, de consumo de determinados produtos, perfil & comportamento, evolução de eleitores, resultados eleitorais evolutivos etc. são de abordagem mais específicas e elaboradas e você poderá obter tais  informações cadastrando-se em nosso site na seção CADASTRE-SE.

 
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